Elevador de carga: tire todas as suas dúvidas e encontre a empresa certa!

 em Artigos

O elevador de carga é um item bastante comum tanto em ambientes comerciais como industriais – e também para o transporte de veículos. Diferentemente do elevador de passageiros, o de carga é voltado exclusivamente para o transporte de materiais.

Por isso, é indispensável que esse tipo de elevador seja mais robusto e de alta qualidade, conseguindo transportar com segurança cargas pesadas (com mais de 2300 kg) e trazendo mais agilidade às empresas.

Está precisando de um elevador de carga, mas tem várias dúvidas sobre o tema? Continue lendo este artigo!

 

Elevador de carga: quais são os tipos?

Os elevadores de carga não são todos iguais e eles se diferenciam, justamente, em relação à carga que devem carregar. Os tipos de elevadores são:

1)    elevador de carga Classe A: possui a carga distribuída, ou seja, o peso de qualquer carga única não é superior a ¼ da capacidade do elevador e a carga é manuseada dentro e fora da plataforma ou usando caminhões de mão;

2)    elevador de carga Classe B: destinado ao transporte de carga automotiva, sendo que o elevador é usado para transportar veículos utilitários ou automóveis de passageiros, sempre respeitando a capacidade nominal de carga do elevador;

3)    elevador de carga Classe C1: nesse tipo, o carregamento e o descarregamento são realizados por empilhadeira motorizada ou manual. A carga fica estática durante o carregamento e descarregamento;

4)    elevador de carga Classe C2: a carga máxima sobre a plataforma durante o carregamento e o descarregamento não supera 150% da carga nominal e o peso da empilhadeira motorizada ou manual não excede 50% da carga nominal do elevador;

5)    elevador de carga Classe C3: destinado ao carregamento com grande concentração de carga.

Além dessa classificação, o elevador também poderá variar de acordo com o tipo de abertura de porta, como:

1)    portas automáticas deslizantes na horizontal: destinadas para as operações de carga e descarga sem a intervenção humana;

2)    porta guilhotina deslizante na vertical: pode ser manual ou motorizada e são indicadas para cargas pesadas, porque são mais robustas e resistentes, minimizando as colisões ou danos de empilhadeiras e equipamentos;

3)    portas de eixo vertical: são parecidas com as portas convencionais com dobradiças e precisam ser instaladas em pavimentos e não nas cabines do elevador. Oferecem conforto, resistência e segurança e reduzem os custos com manutenção;

4)    portas pantográficas: também conhecidas como “hastes articuladas”. São os modelos mais baratos e populares. Elas permite a abertura total, mas são mais delicadas, necessitando de mais manutenções.

 

Elevador de carga x Elevador Industrial: qual a diferença?

Um elevador de carga também é chamado de elevador industrial no caso de operações na indústria. De um modo geral, o elevador para esses ambientes nunca deverá ter uma capacidade de carga inferior a 1 tonelada – podendo chegar ao máximo de 3 toneladas.

O percurso ideal desse tipo de elevador é de até 4 paradas (térreo e mais 3 pavimentos) e o mais indicado é que a construção da caixa corrida e do poço seja em alvenaria, aumentando a segurança do equipamento.

No caso do elevador de carga industrial, a sua construção precisa ser mais robusta, com materiais diferenciados dos elevadores tradicionais. Também é recomendada a produção e instalação com sistema de contrapeso e inversor de frequência, com uma máquina de tração eletromecânica.

 

Como deve ser a manutenção do elevador de carga?

A manutenção do elevador de carga é extremamente importante, afinal esses equipamentos suportam diariamente um grande peso, além de funcionarem com uma frequência muito grande – o que aumenta o risco de desgaste e mau funcionamento das suas peças.

Para que o equipamento não coloque em risco a segurança dos seus funcionários, a manutenção deverá ser feita periodicamente, mesmo que o elevador não apresente nenhum defeito visível, justamente como forma de evitar os problemas.

Lembre-se que a manutenção preventiva também ajuda a empresa a economizar custos, pois um elevador parado por falta de cuidado significa prejuízo.

Para escolher a empresa de manutenção, certifique-se de que os profissionais conhecem o seu tipo de elevador de carga, trabalham com peças certificadas, conta com profissionais treinados e oferece um serviço ágil.

 

Como escolher a melhor empresa de elevador?

Já deu para notar que o elevador de carga é um equipamento que exige muito cuidado e conhecimento técnico na sua elaboração, não é mesmo? Por isso, é indispensável procurar por uma empresa com experiência no ramo.

Na hora de avaliar as empresas, considere:

  • o tempo de experiência no mercado;
  • a opinião de outros usuários;
  • a segurança do elevador de carga;
  • os materiais utilizados e o sistema de funcionamento;
  • as funcionalidades extras disponíveis (como o sensor de presença);
  • a possibilidade de personalização dos projetos de acordo com a necessidade da sua empresa;
  • o uso de equipamentos dentro das normas de segurança;
  • soluções extras personalizadas, como manutenção, modernização, reposição de peças e outros.

A HM Elevadores é uma empresa especializada em instalação de elevadores novos e manutenção de elevadores multimarcas, priorizando a segurança dos usuários e a qualidade dos serviços.

Na parte de manutenção de elevador de carga, trabalhamos com manutenções preventivas e corretivas, com mão de obra especializada e grande estoque de peças de reposição.

Está precisando de ajuda com seu elevador de carga? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!