Manutenção preventiva e corretiva de elevadores: qual contratar?

 em Artigos

Manter os elevadores sempre funcionando é o desejo de todos que residem em prédios, casas de 2 ou mais andares ou ainda em prédios comerciais. Por isso, uma dúvida comum é sobre a manutenção preventiva e corretiva de elevadores.

Afinal, você sabe qual a diferença entre elas e qual deve contratar para os seus elevadores? Como encontrar a empresa certa para esse tipo de serviço? Continue lendo este artigo e entenda melhor sobre o tema!

 

Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva de elevadores?

Tanto a manutenção preventiva, como a corretiva são essenciais para o funcionamento adequado dos elevadores. Vamos ver em detalhes sobre o que trata cada uma delas.

 

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, é aquela ação sistemática e de controle que visa reduzir ou impedir as falhas nos componentes dos elevadores. Em geral, esse tipo de manutenção é realizada todos os meses e é obrigatória para os elevadores não unifamiliares.

Nessa inspeção, o técnico avaliará uma série de requisitos que precisam ser seguidos para que o elevador opere corretamente e com segurança, garantindo uma excelente performance e uma vida útil elevada de todos os componentes.

Um bom programa de manutenção preventiva precisa incluir o exame de todas as partes móveis para determinar ajustes e lubrificações necessários. A inspeção da máquina deve incluir o volante (polia que gira quando o elevador está em movimento), o motor e os rolamentos, as escovas e o sistema de freio da máquina.

Além deles, também é preciso verificar as polias de transmissão e os cabos de tração, a caixa de corrida, os trilhos de guia, as portas de pavimento, os mecanismos de operação, os dispositivos de segurança e os interruptores para equipamentos adicionais de operação.

 

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva acontece quando os elevadores já apresentaram alguma falha e seu objetivo, portanto, é restaurar as condições ideais de operação do elevador, eliminando e corrigindo todos os problemas encontrados.

Assim, esse tipo de manutenção costuma ocorrer em duas situações usuais. Na primeira, quando uma falha inesperada e não planejada ocorre e na segunda, e mais comum, devido a um serviço de manutenção preventiva de má qualidade.

Ou seja, você ou o seu condomínio pagam para uma equipe realizar a manutenção preventiva, mas, por algum motivo, os técnicos não realizam a troca de peças necessárias ou utilizam peças de qualidade inferior. Isso, com o tempo, leva ao desgaste desses equipamentos e acaba gerando as falhas nos elevadores, necessitando da intervenção dos técnicos.

 

Qual a importância da manutenção de elevadores?

A manutenção preventiva é de suma importância – e ela deve ser feita continuamente, justamente para evitar que elevador sofra com problemas e panes que possam colocar em risco a segurança dos usuários.

Algumas vantagens de investir nesse tipo de manutenção são:

  • mais economia, afinal é mais barato pagar pelos serviços regulares de inspeção e manutenção do que pela troca de peças e outras ações para quando o elevador parar de funcionar;
  • reduz as panes e paradas indesejadas dos elevadores, ou seja, traz menos incômodos aos moradores ou clientes que usam o elevador;
  • reduz o risco de falhas e acidentes que podem colocar os passageiros em risco.

 

Como encontrar uma boa empresa de manutenção preventiva e corretiva de elevadores?

Agora que você já sabe a diferença entre manutenção preventiva e corretiva de elevadores, pode perceber o quanto é importante encontrar uma empresa séria para cuidar dos seus elevadores, não é mesmo?

Alguns dos pontos que devem ser avaliados são:

  • experiência da empresa e dos técnicos com o modelo e a marca do seu elevador;
  • nível de satisfação dos clientes;
  • atualização e conhecimento dos técnicos;
  • peças de reposição em estoque;
  • horário de funcionamento e possibilidade de envio de equipes extras fora desse período;
  • relatórios e informações atualizadas oferecidas aos clientes após cada visita de manutenção, explicando o que foi detectado, trabalhos que foram realizados e peças que foram trocadas;
  • proximidade da empresa com o local onde está instalado seu elevador (em caso de chamadas emergenciais, isso pode fazer diferença);
  • qualidade do atendimento e facilidade para entrar em contato com a empresa (diferentes canais de comunicação, cordialidade etc.);
  • registro nos órgãos competentes (como CREA e Prefeitura).

 

Também é importante avaliar cuidadosamente o contrato, entendendo como será feita a cobrança das visitas extras, quais serviço estão incluídos no contrato e outros detalhes.

Se você está em busca de uma empresa séria de manutenção preventiva e corretiva de elevadores, precisa conhecer a HM Elevadores. Utilizamos tecnologia de ponta para realizar a manutenção em vários tipos, modelos e marcas de elevadores, com soluções diferenciadas de manutenção de elevador de passageiros e de cargas.

Ficou interessado? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!